Curiosidades sobre a educação e escola Montessori?

Aqui vão 10 princípios:

• Aprendizagem experiencial

As crianças na Escola Montessori aprendem trabalhando com materiais especialmente projetados. Em vez de memorizar fatos matemáticos, eles começam contando e adicionando materiais concretos. Elas usam pequenos objetos e um conjunto de letras de madeira conhecido como alfabeto móvel para aprender a ler e escrever. Dra. Maria Montessori observou que as crianças precisam se mover e aprender através de experiências, em vez de sentar e ouvir um professor.

• Salas de aula com mix de idades

As salas da Escola Montessori incluem idades e níveis de habilidade variados, geralmente divididos em grupos. A aprendizagem é incentivada à medida que os pequenos aprendem observando seus amigos mais velhos e as crianças mais velhas solidificam seus conhecimentos e adquirem valiosas habilidades de liderança, dando lições às crianças mais novas

• Período de trabalho ininterrupto

Todas as escolas Montessori autênticas têm longos períodos de trabalho ininterruptos (geralmente de 2 a 3 horas, dependendo da idade). Em vez de ter 30 minutos para matemática e depois 30 minutos para o idioma, as crianças têm um longo período de trabalho pela manhã e à tarde em uma sala de aula que inclui todas as disciplinas. Esse longo período de tempo permite que as crianças se envolvam profundamente com os materiais e alcancem intensa concentração.

• Acadêmicos

Além de matemática, linguagem e ciências, as escolas Montessori incluem duas outras áreas acadêmicas: vida prática e sensorial.

A vida prática consiste em exercícios para ajudar as crianças a aprender habilidades usadas na vida cotidiana. Para crianças pequenas, isso inclui derramar água com cuidado, amarrar os sapatos e esfregar uma mesa. Para crianças mais velhas, isso inclui coisas como orçamento e criação de um pequeno negócio.

Sensorial é a educação dos sentidos e é mais prevalente em salas de aula para crianças pequenas. Montessori acreditava que as crianças aprendem com os sentidos e existem materiais projetados especificamente para ajudá-las a refinar o olfato, a audição etc.

• Papel do professor

Às vezes, a professora montessori é chamado de guia, e não de professor, e isso reflete seu papel, diferente de ensino tradicional.

O trabalho de um professor de Montessori é observar as crianças e apresentá-las aos materiais acadêmicos na hora certa. Muitas vezes, é difícil encontrá-la na sala de aula, pois geralmente trabalha individualmente com uma criança, em vez de ficar na frente da sala conversando com todo o grupo. Maria Montessori viu o papel do professor como fornecendo às crianças ferramentas para aprender, em vez de despejar conhecimento e fatos nelas.

• Liberdade dentro dos limites

As crianças da sala de aula de Montessori escolhem onde se sentar e em que trabalhar, com a orientação de um professor. Uma criança não terá permissão para dançar pela sala e distrair seus amigos ou apenas desenhar o dia todo, mas pode escolher se quer trabalhar em matemática ou linguagem ou se se senta à mesa ou no chão.

• Educar a criança inteira

Montessori se concentra em educar toda a criança, incluindo educação física, espiritual, social, mental e emocional. Isso significa que você pode encontrar um Montessori de 3 anos andando cuidadosamente em uma linha enquanto carrega um copo de água, aprendendo a controlar seu corpo e seus movimentos. Você pode encontrar uma criança meditando ou praticando ioga enquanto vê outra subtração praticando nas proximidades. Cada um desses componentes é considerado igualmente importante.

• Currículo individualizado

Se uma turma de Montessori tiver 15 alunos diferentes, cada um desses 15 estará em um nível acadêmico diferente, observado e rastreado pelo professor. Em vez de dar aulas em grupo, os professores de Montessori ministram aulas individuais para cada aluno, dependendo de seu nível e necessidades específicos.

Isso é possível porque as crianças trabalham em grande parte de forma independente, passando grande parte do dia praticando e aperfeiçoando o trabalho em que já receberam uma lição.

• Ambiente preparado

As salas de aula Montessori são chamadas de “ambiente preparado”. Isso significa que elas são projetadas com tudo o que as crianças precisam para explorar e aprender de forma independente. Eles estão cheios de prateleiras baixas e belos materiais para atrair as crianças a querer aprender e trabalhar.

Os professores montessorianos observam as crianças e decidem que trabalho colocar nas prateleiras para atender aos interesses e necessidades das crianças na época.

As salas de aula Montessori também são muito mais minimalistas que as tradicionais, principalmente para crianças pequenas. Eles estão cheios de cores suaves e luz natural para promover a concentração. Tudo na sala de aula tem um local específico em uma prateleira onde pertence e o trabalho é cuidadosamente organizado para ajudar as crianças a desenvolver um senso de ordem.

• Educação para a paz

Maria Montessori viveu durante um período de guerras mundiais e convulsões globais. Talvez por esse motivo, ela colocou grande ênfase na educação para a paz.

Ela acreditava que o futuro do mundo dependia de ensinarmos a nossos filhos a importância da paz e essa crença ainda se reflete nas escolas de Montessori hoje. Há uma grande ênfase na comunidade, tanto na comunidade da sala de aula quanto na comunidade global mais ampla da qual fazemos parte. As crianças aprendem sobre o mundo e também aprendem ferramentas para se acalmar e conduzir uma solução pacífica de conflitos.

• Fonte: Motherly